0
Seu carrinho está vazio

Vinhos

Vinho Pêra Manca

Publicado em 13.06.2023 |
Visualizações
2.096 visualizações

Vinho Pêra-Manca: uma preciosidade histórica

Pêra-Manca é um dos mais emblemáticos vinhos portugueses, com uma história que remonta aos anos 1300. Conheça agora de maneira mais aprofundada sobre a história de um dos vinhos mais premiados da nossa geração!

image 114

A históra do vinho

O nome Pêra-Manca tem sua origem inspirada nos terrenos onde estavam localizados os vinhedos responsáveis pela produção da bebida. O local era composto por um barranco com pedras soltas que balançavam e mancavam, por isso eram chamadas de pedras mancas.

No século XIX, a Casa Agrícola José Soares produziu durante anos um vinho com o nome Pêra-Manca. Em 1920, com a morte do proprietário e a crise da filoxera, a produção cessou. Em 1987, José António de Oliveira Soares, herdeiro da extinta Casa, regalou a marca gratuitamente à Fundação Eugénio de Almeida (Adega Cartuxa), determinando como uma única condição que o Pêra-Manca fosse engarrafado com o melhor vinho disponível.

image 115

Produzido nos arredores de Évora, no Alentejo – Portugal (cidade considerada patrimônio histórico da humanidade pela Unesco), a história nos conta que, nos séculos XV e XVI, frades da Ordem de São Jerônimo cuidavam de um vinhedo nas imediações de Évora, onde eram produzidos os vinhos Pêra-Manca. Acredita-se que esse foi o vinho escolhido por Pedro Álvares Cabral para acompanhá-lo durante as grandes navegações e que foi utilizado para brindar ao encontro que teve com a população indígena do Brasil, em 1500.

O Pêra-Manca

A Fundação Eugénio de Almeida (Adega Cartuxa) é uma instituição filantrópica e um dos maiores proprietários do Alentejo. Foi criada em 1963 e produziu seu primeiro tinto em 1990. O rótulo original foi criado a partir da adaptação de um pôster publicitário desenhado por Roque Gameiro no século XVIII.

image 116

O Vinho Pêra-Manca é conhecido como um vinho de exceção, ou seja, produzido somente com uvas de um determinado ano e quando todos os requisitos de qualidade excepcional estão sendo cumpridos. As uvas utilizadas vêm de talhões selecionados nas vinhas da Adega Cartuxa, com mais de 35 anos de produção.

Vinho branco Pêra-Manca - Cia do vinho

pera manca tinto 1

Premiações

2019 - 94 pontos Revista Adega (Vinho Branco de Destaque do Alentejo)
2016 - 92 pontos Robert Parker
2014 - 95 pontos Wine Enthusiast
2014 - 90 pontos Robert Parker
2014 - 90 pontos Wine Spectator
2013 - 95 pontos Wine Enthusiast
2013 - 93 pontos Revista Adega
2013 - 90 pontos Robert Parker
6º lugar na lista "THE ENTHUSIAST 100 OF 2016"

Na boca, é macio, seco, com um bom corpo e um ligeiro acídulo nobre, que lhe confere harmonia com peixes, frutos do mar como ostras e pratos vegetarianos como saladas. Traz em seu aroma notas minerais, sendo frutado, persistente, fino e complexo.

Vinho tinto Pêra-Manca - Cia do vinho

image 123

Na boca, impressiona pelo forte frescor, sendo elegante e muito concentrado. Devido à grande qualidade dos taninos e madeiras utilizadas, são vinhos que apresentam grande longevidade, necessitando de algum tempo para revelar todo o seu potencial. Traz um aroma intenso e complexo, com notas de ameixa seca e morangos maduros. Revela ainda notas balsâmicas e especiadas, assim como alcaçuz, esteva e folha de tabaco, harmonizando perfeitamente com carnes vermelhas, carnes de caça e queijo.


Agora que você já sabe mais sobre a história e a origem do Vinho Pêra-Manca, que tal experimentar essa preciosidade histórica? Com certeza você vai se surpreender com o sabor e a qualidade desse vinho tão especial!

A felicidade tem gosto de vinho 🥂

Aceite os cookies e tenha uma melhor experiência em nosso site, consulte nossa Política de Privacidade.