0
Seu carrinho está vazio

Curiosidades

Os benefícios do Vinho

Publicado em 30.05.2023 |
Visualizações
16.523 visualizações

Os 5 benefícios do Vinho para a saúde


Descubra como o consumo moderado do vinho pode impactar de maneira muito positiva sua saúde no dia a dia.

Que o vinho é uma bebida fantástica que transforma momentos ordinários em histórias inesquecíveis isso não é segredo para ninguém. Mas agora, você sabia que além de ser uma delícia, se tomado na medida correta ele ainda pode impactar e grandemente a sua saúde?

49

O vinho é uma bebida fermentada feita a partir da uva, uma fruta rica em antioxidantes, vitaminas e minerais. Os antioxidantes são substâncias que protegem as células do nosso corpo dos danos causados pelos radicais livres, que são moléculas instáveis que podem causar envelhecimento precoce, inflamações e doenças crônicas.

Entre os antioxidantes presentes no vinho, destacam-se os polifenóis, os taninos e os flavonoides, que são encontrados principalmente na casca e nas sementes das uvas. Esses compostos têm ação anti-inflamatória, prebiótica, imunológica e cardioprotetora, ou seja, ajudam a reduzir as inflamações, a melhorar a flora intestinal, a fortalecer o sistema imune e a proteger o coração.

46

Um dos polifenóis mais estudados é o resveratrol, que tem sido associado à prevenção de doenças como câncer, diabetes, Alzheimer e depressão. O resveratrol também pode ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue, a diminuir a pressão arterial, a aumentar o colesterol bom (HDL) e a diminuir o colesterol ruim (LDL).

Mas quais são os benefícios do vinho para a saúde comprovados cientificamente? Veja a seguir alguns deles:

Os benefícios do vinho a saúde


1. Diminui o risco de doenças cardiovasculares:

stethoscope and realistic heart

O vinho pode ajudar a prevenir a formação de placas de gordura nas artérias (aterosclerose), que podem levar a infartos e derrames.
Isso se deve à sua capacidade de relaxar os vasos sanguíneos, melhorar a circulação e evitar a oxidação do colesterol. Segundo um estudo publicado pelo Journal of Agricultural & Food Chemistry, o consumo moderado de vinho tinto pode reduzir em até 20% o risco de doenças cardíacas.

2. Previne o diabetes:

23232323

O vinho pode ajudar a prevenir a resistência à insulina, que é um fator de risco para o desenvolvimento do diabetes tipo 2.
A insulina é um hormônio que controla os níveis de glicose no sangue. Quando há resistência à insulina, as células não respondem adequadamente ao hormônio, fazendo com que a glicose se acumule no sangue. O vinho pode melhorar a sensibilidade à insulina, facilitando a entrada da glicose nas células.

3. Previne a depressão e o Alzheimer:

stethoscope and realistic heart 1

O vinho pode também ajudar a prevenir e combater essas doenças neurológicas, que estão relacionadas ao estresse oxidativo e à inflamação no cérebro.
Ele pode proteger os neurônios dos danos causados pelos radicais livres, além de estimular a produção de neurotransmissores como a serotonina e a dopamina, que estão envolvidos no humor e na memória.

4. Melhora a digestão:

stethoscope and realistic heart 2

Pode ajudar na digestão dos alimentos, especialmente das gorduras e das proteínas. Isso se deve à sua acidez e aos seus compostos fenólicos, que estimulam as secreções gástricas e facilitam a quebra dos nutrientes.
Além disso, o vinho pode aumentar as bactérias benéficas no intestino, que auxiliam na absorção dos nutrientes e na defesa contra agentes patogênicos.

5. Auxilia no combate à obesidade:

stethoscope and realistic heart 3

Por último mas não menos importante, o vinho ajuda a emagrecer, porque pode ativar um gene que impede a formação de novas células de gordura e ajuda a eliminar as existentes. Além disso, o vinho pode aumentar o gasto energético do corpo e reduzir o apetite.

Esses são alguns dos benefícios do vinho para a saúde comprovados cientificamente. No entanto, é importante ressaltar que o consumo deve ser moderado e responsável, pois o excesso pode causar efeitos indesejados e prejudicar o seu organismo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o consumo moderado de vinho é de até duas taças por dia para homens e uma taça por dia para mulheres.

red glasses of wine next to a bottle

O vinho pode trazer diversos benefícios para a sua saúde, como prevenir e combater várias doenças, além de melhorar a sua qualidade de vida. Mas lembre-se: o vinho não substitui uma alimentação equilibrada e um estilo de vida saudável, ele serve como um complemento para uma vida ainda mais saudável.

Além disso, é preciso ter cuidado com o teor de açúcar e eventuais contaminações que o vinho pode sofrer. O vinho seco é o mais indicado, pois contém menos açúcar que o vinho suave ou doce.

Agora que já entendeu alguns dos principais benefícios que o consumo correto de vinho pode ter em sua vida, me diga, qual a sua desculpa para não começar nesse mundo maravilhoso das vinícolas?

Clique aqui agora, e conheça toda nossa coleção de bestsellers de vinhos e tenha uma vida mais saudável aproveitando muito!

A felicidade tem gosto de vinho! 🥂

Aceite os cookies e tenha uma melhor experiência em nosso site, consulte nossa Política de Privacidade.