0
Seu carrinho está vazio

Vinhos

Licores Amarula

Publicado em 13.06.2023 |
Visualizações
2.980 visualizações

Licores Amarula

História e curiosidades sobre uma dos destilados mais conhecidos do mercado.

vanilla spice intro 710x360

Você já ouviu falar dos Licores Amarula? Essa bebida cremosa e saborosa é feita a partir de um fruto típico da África, a Marula, que tem uma história fascinante e uma ligação especial com os elefantes. Vamos contar tudo sobre os Licores Amarula, sua origem, sua produção e seus principais rótulos. Confira!

O que é a Marula? 

Só existe um lugar na Terra onde crescem as árvores de Marula: nas planícies subequatoriais de África. E só há uma época do ano em que as árvores de marula dão os seus frutos exóticos: no auge do verão.

Do tamanho de pequenas ameixas, mas de formato oval, o fruto de marula amadurece num tom de amarelo rico, com uma casca exterior dura que envolve a polpa branca e fibrosa. Contendo quatro vezes mais vitamina C do que uma laranja média, o fruto de marula é suculento com um toque cítrico e um sabor cremoso e aveludado.

dsc06318 copy scaled

As árvores de marula não podem ser cultivadas. Mesmo com inúmeras tentativas das pessoas, estas misteriosas árvores africanas permanecem fiéis às suas raízes terrestres e crescem apenas onde desejam. Apenas uma vez por ano, no pico do verão, as árvores de marulas revelam os seus frutos sagrados.

Quando o aroma do fruto maduro de marula preenche o ar, os elefantes percorrem grandes distâncias para provar o sabor. Este é o aviso para começar a colheita. Quando os elefantes levantam as trombas em sinal de aprovação as comunidades locais, que são uma parte integrante do processo, colhem os frutos cuidadosamente à mão.

Contar histórias sempre foi fundamental para a vida africana. A marula, como fonte de várias lendas fascinantes, tornou-se uma parte sagrada da milenar cultura africana. Como os elefantes viajam quilômetros para se deliciarem com as frutas silvestres, os habitantes locais chamam-lhe “A árvore do elefante”.

Assim como os elefantes, as árvores das marulas são protegidas pela legislação sul-africana. Estas são uma peça fundamental da herança africana e não podem ser cultivadas para o comércio. A fruta, no entanto, é vendida numa variedade de produtos naturais, sendo a Amarula um deles, é claro.

amarulad1 2515 r 710x360

Como surgiu o Licor Amarula?

A bebida nasceu na África do Sul em 1983, quando foi engarrafada pela primeira vez. Em 1989, o creme de leite foi adicionado à fórmula do Licor Amarula, dando origem ao Amarula Cream, que fez tanto sucesso que o produto original foi descontinuado. Desde então, o licor ganhou diversas competições internacionais e é reconhecido como um dos melhores licores cremosos do mundo .
Em 1994, o Amarula Cream começou a ser comercializado em outros países, sendo o Brasil o primeiro país a receber a bebida. Hoje, o licor é vendido em mais de 100 países e tem uma forte ligação com o nosso país .

O rótulo original do Amarula Cream foi criado a partir da adaptação de um pôster publicitário desenhado por Roque Gameiro no século XVIII. O elefante no rótulo representa a conexão entre a bebida e os animais que adoram a fruta de marula .

Em 2008, foi lançado o projeto Amarula Trust, que visa proteger e preservar os elefantes africanos, que estão ameaçados de extinção pela caça ilegal. O projeto apoia diversas iniciativas de conservação e educação ambiental na África .

Os principais rótulos da Amarula

Além do tradicional Amarula Cream, existem outros rótulos de Licor Amarula que foram lançados ao longo dos anos, com sabores adicionados ou edições especiais limitadas.

Amarula Vanilla Spice

a3ff1fd6451dadb5b3ea6a317b4ff6cc

Lançado em 2018, é feito a partir de ingredientes exclusivamente africanos de origem ética; o destilado de Marula, extrato de baunilha de Madagascar e raiz de gengibre nigeriano, habilmente misturado com o creme de melhor qualidade para uma sensação de sabor indulgente.

Amarula Raspberry

1

Lançado em 2019, é um licor cremoso feito com destilado de marula, framboesa natural, chocolate branco belga e baobá africano (uma árvore milenar). Tem um sabor doce e refrescante com final adocicado!

Amarula Ethiopian Coffee

dca06b6c200bdbce12c2bab0ff7d2bf6
O licor Amarula Ethiopian Coffee é produzido apenas com ingredientes de origem sustentável da África. Combina o sabor único da fruta marula com os aromas intensos de chocolate mocha dos grãos de Café Arábica Etíope, proporcionando uma experiência de bebida única. O Café Etíope é conhecido em todo o mundo por seus sabores frutados, complexos e florais. Tem um corpo leve a médio, que complementa perfeitamente os sabores caramelo com toques cítricos da fruta de Amarula.

Licor Amarula Vegan

1 1
O Amarula Vegan é a inovação que a marca desenvolveu para atender a tendência de consumo de produtos à base de plantas e veganos. Podendo ser também apreciada pessoas com intolerância à lactose/lácteos, tem textura cremosa, com final adocicado e um sabor único de Marula e do coco, com notas de coco, baunilha e caramelo.

Como degustar Amarula?

O Licor Amarula pode ser apreciado de diversas formas: puro, com gelo, misturado com café ou chocolate quente ou como ingrediente de drinks variados. Veja algumas sugestões:

Drinks com Amarula:

coffee intro 710x360

Dom Pedro: bata no liquidificador sorvete de creme com Amarula Cream até ficar homogêneo. Sirva em copos altos com chantilly por cima.
Elefantinho: misture em uma coqueteleira gelo picado com Amarula Cream e licor de café. Agite bem e sirva em copos baixos.
Marulatini: misture em uma coqueteleira gelo picado com Amarula Gold e vodca. Agite bem e sirva em taças de martini.
Safari Sunset: misture em uma jarra suco de laranja natural com Amarula Vanilla Spice. Sirva em copos altos com gelo.
African Dream: misture em uma coqueteleira gelo picado com Amarula Raspberry e leite condensado. Agite bem e sirva em taças.
Mocha Latte: aqueça leite vaporizado com chocolate em pó até dissolver bem. Adicione Amarula Ethiopian Coffee e mexa bem. Sirva em canecas.

Agora que você já sabe tudo sobre os Licores Amarula, experimente em casa e nos conte aqui o que achou! Com certeza você vai se encantar com o sabor e a história dessa bebida africana.

A felicidade tem gosto de vinho 🥂

Aceite os cookies e tenha uma melhor experiência em nosso site, consulte nossa Política de Privacidade.