0
Seu carrinho está vazio

Curiosidades

Vinho e sopa

Publicado em 30.06.2023 |
Visualizações
1.057 visualizações

Vinho e sopa:
Dicas de como harmonizar

sopas 1

O inverno chegou e nada melhor do que uma sopa quentinha para aquecer o corpo e a alma. Mas será que dá para acompanhar essa refeição com um bom vinho?


A resposta é sim, mas é preciso saber escolher o vinho certo para cada tipo de sopa, levando em conta os sabores, as texturas e as temperaturas dos pratos.

Vamos te dar algumas dicas de como harmonizar vinho e sopa, mostrando os melhores tipos de vinho para cada tipo de sopa. Confira!

Os tipos de sopa e os tipos de vinho

As sopas são pratos muito variados, que podem ser feitos com diferentes ingredientes, como legumes, carnes, grãos, queijos, ervas e especiarias. Elas também podem ter diferentes consistências, como cremosas, caldosas ou ralas. Por isso, não existe uma regra única para harmonizar vinho e sopa, mas sim algumas orientações gerais que podem te ajudar a fazer boas combinações.

sopas 2

Vinhos complexos, elegantes e delicados se perdem entre as colheradas de uma sopa muito quente. O ideal é optar por vinhos mais simples, leves e frutados, que não briguem com os sabores da sopa.

Além disso, é importante considerar o estilo da sopa na hora de escolher o vinho. Veja alguns exemplos:

Sopas cremosas: são sopas que levam creme de leite, queijo ou outros ingredientes que conferem uma textura mais densa e um sabor mais adocicado ao prato. Para harmonizar com esse tipo de sopa, uma boa opção é um vinho tinto não muito estruturado, com taninos maduros e doces, como um Merlot ou um Shiraz.


Sopas caldosas: são sopas que têm um caldo mais líquido e leve, que pode ser feito com carne, legumes ou grãos. Para harmonizar com esse tipo de sopa, uma boa opção é um vinho branco seco e refrescante, com boa acidez e aromas cítricos ou herbáceos, como um Sauvignon Blanc ou um Pinot Grigio.


Sopas picantes: são sopas que levam pimenta ou outras especiarias que conferem um sabor mais ardido ao prato. Para harmonizar com esse tipo de sopa, uma boa opção é um vinho rosé frutado e suave, com baixo teor alcoólico e boa acidez, como um Zinfandel ou um Malbec rosé.

sopas 3

Vinho e sopa podem sim combinar, desde que se escolha o vinho certo para cada tipo de sopa. Assim, você pode aproveitar o melhor dos dois mundos: uma sopa quentinha e reconfortante e um vinho delicioso e aromático.

Agora que você já sabe como harmonizar vinhos e sopas, que tal experimentar essa combinação na sua casa? Aproveite e descubra qual a sua preferida!

Aceite os cookies e tenha uma melhor experiência em nosso site, consulte nossa Política de Privacidade.