Os tipos de Vinho que existem, suas características e combinações.
Se você é um apaixonado por vinho ou está iniciando nesse universo, é importante entender os diferentes tipos de vinhos que existem.
Cada um tem suas próprias características, sabores e aromas, e pode ser harmonizado de maneiras diferentes com alimentos e ocasiões específicas.Vamos falar sobre os seis tipos de vinhos mais comuns, suas principais características e com o que cada um deles combina mais.
Vinho Tinto
O vinho tinto é um dos mais populares e conhecidos entre os tipos de vinho. Ele é produzido a partir de uvas tintas e é fermentado com as cascas das uvas, o que lhe confere sua cor característica. O vinho tinto pode variar em cor, desde um vermelho claro até um roxo profundo, e em sabor, de leve a encorpado. Os taninos, que são os compostos que dão ao vinho sua estrutura e sabor seco, também são mais presentes nos vinhos tintos.
Um exemplo de vinho tinto é o Vinho Tinto Quinta de Bons Ventos, que é produzido em Portugal. Ele apresenta uma cor vermelho-rubi, com aromas de frutas negras e vermelhas maduras. Na boca, é um vinho médio, com frutas vermelhas maduras, notas de madeira, acidez equilibrada e gosto persistente. Esse vinho é uma boa opção para acompanhar carnes vermelhas grelhadas, queijos duros e massas com molhos ricos.
Vinho Branco
O vinho branco é produzido a partir de uvas brancas ou tintas de polpa branca, e é fermentado sem as cascas das uvas, o que lhe confere uma cor amarelo-clara ou dourada. Os vinhos brancos podem variar em sabor e corpo, dependendo da região em que são produzidos e das uvas utilizadas.
Um exemplo de vinho branco é o Vinho Branco Tantehue Chardonnay, composto pela uva Chardonnay, é um vinho delicado, de corpo médio, equilibrado e redondo, deixando um final fresco e frutado que perdura na boca com muita elegância. No nariz é expressivo, fresco, mineral e tropical. Apresenta notas de damasco fresco, melão, mexerica, abacaxi, mamão, manga e toques de pêssego, lima e gengibre harmonizando perfeitamente com frutos do mar, peixes e comida japonesa.
Vinho Rosé
O vinho rosé é produzido a partir de uvas tintas, mas é fermentado junto as cascas por um período mais curto do que o vinho tinto, resultando em uma cor rosa clara ou salmão. Os vinhos rosé podem variar em sabor e corpo, desde leves e frescos até encorpados e complexos, dependendo da região em que são produzidos, das uvas utilizadas e da proposta que o produtor tem para o vinho.
Um exemplo de vinho rosé é o Vinho Rosé Paul Mas Claude Val, produzido na França. Ele apresenta uma cor rosa brilhante e um aroma frutado, com notas de pequenas frutas vermelhas maduras, sob contornos florais. Na boca, é um vinho leve muito leve, de acidez frutada, final limpo e suculento. Esse vinho é uma boa escolha para acompanhar pratos leves, como saladas e peixes.
Vinho Licoroso
O vinho licoroso é um tipo de vinho que passa por um processo de fortificação, onde é adicionado uma aguardente vínica para interromper a fermentação e manter a doçura natural do vinho. Esses vinhos são geralmente mais adocicados e possuem teor alcoólico mais elevado do que os vinhos comuns. Eles são ideais para serem consumidos como aperitivos ou sobremesas, e combinam muito bem com queijos azuis, sobremesas a base de chocolate e frutas secas.
Um exemplo de vinho licoroso é o Vinho do Porto Taylor's Ruby, elaborado a partir de um lote de vinhos do Porto produzidos nas zonas do Baixo Corgo e Cima Corgo do Vale do Douro. Paladar firme, vigoroso, encorpado, com poderosos sabores de fruta e um longo final possui notas de frutas negras. Excelente vinho de sobremesa, particularmente com queijos maduros de pasta azul.
Vinho Frisante
O vinho frisante é um tipo de vinho com gás carbônico natural ou adicionado. Ele é geralmente mais leve e refrescante do que os vinhos comuns. Os vinhos frisantes podem ser tanto tintos, brancos ou rosés, e são ideais para serem consumidos como aperitivos ou acompanhando pratos leves como saladas e frutos do mar.
Um exemplo de vinho frisante é o Vinho Frisante Rosé Almadén Moscatel, é elaborado com uvas cultivadas na Vinícola Terranova, Vale do São Francisco /BA, em vinhedo próprio, pelo método de fermentação natural Charmat. Sendo um vinho jovem e de ótimo equilíbrio acidez/doçura possui intensos aromas florais e de frutas tropicais como goiaba e manga, harmonizando muito bem com antepastos, sobremesas e sendo muito usado para drinks.
Vinho Verde
É um tipo de vinho produzido na região dos Vinhos Verdes, em Portugal, por isso leva o nome de Vinho Verde e não, não é um vinho na cor verde. Ele é caracterizado por sua acidez elevada e baixo teor alcoólico, além de possuir um sabor único e refrescante e muitas vezes podem ser levemente gaseificados. Existem Vinhos Verdes, brancos, rosés e também tintos que destacam sempre o frescor e leveza. São rótulos versáteis, que combinam com aperitivos, saladas e também jantares completos, os peixes e mariscos são sempre combinações perfeitas.
Um exemplo de vinho verde é o Vinho Verde Bico Amarelo, produzido pela famosa vinícola Esporão. Ele é um vinho branco, dominado pela sua acidez com bom volume, tem um final persistente e refrescante. É ideal para ser apreciado em dias quentes, acompanhando Peixes grelhados ou cozidos, sushis, peixes com molhos, saladas e frutas.