0
Seu carrinho está vazio

Curiosidades

Quentão de vinho

Publicado em 27.06.2023 |
Visualizações
149 visualizações

Quentão de vinho:
A bebida típica das festas caipiras

quentao 4

O quentão de vinho é uma bebida quente e aromática que faz sucesso nas festas juninas e nos dias frios. Feito com vinho, água, açúcar e especiarias como canela, cravo, gengibre e laranja, o quentão é uma receita fácil e deliciosa que pode ser preparada em casa!

Mas você sabe qual é a origem e a história do quentão de vinho? E quais são as principais maneiras de fazer essa bebida? Vamos te contar tudo sobre o quentão de vinho e te ensinar algumas receitas para você experimentar em suas festas Julinas 🎉

A origem e a história do quentão de vinho

O quentão de vinho é uma bebida que tem origens europeias, mas que se adaptou ao Brasil com o tempo. Na Europa, o vinho quente era consumido desde a Idade Média, principalmente nos países mais frios, como Alemanha, França, Portugal e Espanha. O vinho era aquecido com especiarias e frutas para ficar mais saboroso e reconfortante.

No Brasil, o quentão de vinho chegou com os colonizadores portugueses, que trouxeram o hábito de beber vinho e as especiarias como canela e cravo. Porém, como o vinho era caro e escasso no Brasil colonial, os brasileiros começaram a usar a cachaça como substituto, criando assim o quentão de cachaça ou aguardente.

quentao 1

O quentão de cachaça se popularizou nas festas juninas, que eram realizadas no inverno para celebrar os santos católicos e as colheitas. O quentão ajudava a aquecer e a animar os participantes das festas, que também se deliciavam com comidas típicas como milho, pipoca, paçoca, pé de moleque e bolo de fubá.

Com o tempo, o quentão de vinho também foi incorporado às festas juninas, principalmente nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, onde o vinho era mais acessível. O quentão de vinho se tornou uma das bebidas mais tradicionais das festas caipiras, junto com o quentão de cachaça e o chocolate quente.

As principais maneiras de fazer quentão de vinho

O quentão de vinho é uma receita simples que pode ser feita com poucos ingredientes. A base é sempre o vinho tinto (que pode ser seco ou suave), a água, o açúcar (que pode ser branco ou mascavo) e as especiarias (que podem variar conforme o gosto pessoal).

quentao

Algumas das especiarias mais usadas no quentão de vinho são:

Canela em pau: dá um sabor adocicado e aromático ao quentão;
Cravo-da-índia: dá um sabor picante e perfumado ao quentão;
Gengibre: dá um sabor refrescante e picante ao quentão;
Laranja: dá um sabor cítrico e levemente amargo ao quentão;
Limão: dá um sabor cítrico e ácido ao quentão;
Anis-estrelado: dá um sabor licoroso e aromático ao quentão;
Maçã: dá um sabor frutado e levemente doce ao quentão.

Para fazer o quentão de vinho, basta misturar todos os ingredientes em uma panela grande e levar ao fogo médio-baixo até ferver. Depois, é só deixar cozinhar por cerca de 10 minutos para apurar os sabores e servir bem quente.

Veja abaixo algumas receitas de quentão de vinho que você pode fazer em casa:

quentao 3
Quentão de vinho com cachaça

Essa receita é para quem gosta de uma bebida mais forte e alcoólica. Além do vinho, ela leva cachaça, que dá um toque mais brasileiro ao quentão. Você vai precisar de:

- 2 litros de vinho tinto suave;
- 1/2 litro de cachaça;
- 1 e 1/2 xícara de açúcar;
- 2 paus de canela;
- 12 cravos-da-índia;
- 8 rodelas de gengibre;
- 1 laranja em rodelas.

O modo de preparo é o mesmo: misture tudo em uma panela e leve ao fogo até ferver. Depois, cozinhe por 10 minutos e sirva.

Quentão de vinho com porto

Essa receita é para quem gosta de uma bebida mais doce e encorpada. Além do vinho, ela leva vinho do porto, que é um vinho fortificado e licoroso. Você vai precisar de:

- 1 garrafa de vinho tinto seco ou suave;
- 1 xícara de vinho do porto;
- 1 xícara de açúcar;
- 4 paus de canela;
- 1 colher de sopa de cravo-da-índia ou anis-estrelado;
- 1 laranja ou limão em rodelas.

O modo de preparo é o mesmo: misture tudo em uma panela e leve ao fogo até ferver. Depois, cozinhe por 10 minutos e sirva.

Quentão de vinho com maçã

Essa receita é para quem gosta de uma bebida mais frutada e aromática. Além do vinho, ela leva maçã, que combina muito bem com as especiarias. Você vai precisar de:

- 2 litros de vinho tinto seco ou suave;
- 2 xícaras de água;
- 1 xícara de açúcar;
- 2 paus de canela;
- 15 cravos-da-índia;
- 4 rodelas de gengibre;
- 1 laranja em rodelas;
- 2 maçãs em rodelas.

O modo de preparo é o mesmo: misture tudo em uma panela e leve ao fogo até ferver. Depois, cozinhe por 10 minutos e sirva.

Agora que você já sabe tudo sobre o quentão de vinho, que tal preparar essa bebida na sua casa? Aproveite para convidar os amigos e a família para um arraiá ou um happy hour bem animado!

Aceite os cookies e tenha uma melhor experiência em nosso site, consulte nossa Política de Privacidade.